ERASMUS+: CTRL+ALT+ENTERprise - Autoemprego para a Integração Social de Pessoas Vulneráveis

Realizou-se a quarta reunião do projeto comunitário do programa ERASMUS+: CTRL+ALT+ENTERprise (projeto n.º 2015-1-IT01-KA202-004655) em Ljubljana, Eslovénia, entre os dias 2 e 3 de março, 2017, com a participação de Maria João Vassalo (Diretora Financeira da Epralima) e Céu Branco (Coordenadora do Projeto), a representar a Epralima (entidade parceira do Projeto), cujo objetivo visa contribuir para o reforço da formação na área do empreendedorismo e autoemprego, como uma estratégia para melhorar a inclusão social e laboral de pessoas vulneráveis.

O projeto coordenado pela Itália, Azienda per l'Assistenza Sanitaria n. 5 Friuli Ocidental conta com a participação dos seguintes parceiros:

  • Comune Di Pordenone, COOPERATIVA ITACA, & SOFORM SCARLm - Itália
  • Mag Società Mutua per l'Autogestione - Itália
  • Development Agency of Eastern Thessaloniki's Local Authorities, ANATOLIKI S.A. - Grécia
  • SKUP - Skupnost privatnih zavodov - Eslovénia
  • EPRALIMA_Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L. - Portugal

Foram discutidas questões administrativas e realização das atividades dos Outputs 1 a 3. Além das questões administrativas também se abordou a implementação das atividades de disseminação e o planeamento de atividades futuras, nomeadamente o Output 4, cujo modelo representará um recurso técnico e processual na identificação de todas as ferramentas, oportunidades e facilidades para iniciar uma empresa, assim como apoiar os operadores de serviços públicos na utilização dos modelos necessários. Este modelo irá constituir um instrumento operacional na planificação, coordenação e supervisão das intervenções e dos serviços de apoio necessários para iniciar empresa, e será útil para todos os serviços públicos que lidam com inclusão social e laboral.

Futuramente existirá um manual que poderá ser usado tanto como uma ferramenta técnica para implementar atividades de operadores públicos, assim como um recurso de autoformação ou atualização técnico-profissional para os serviços sociais, cooperadores sociais, serviço público de saúde, centros de emprego, sindicatos e entidades de desenvolvimento para empresas de artesanato, comércio, cooperação e industria.

De seguida, entre os dias 4 e 7 de abril realizou-se a segunda ação de formação no âmbito deste projeto, novamente em Ljubljana, Eslovénia, com a participação da Céu Branco e Celeste Silva (Psicóloga), sendo o objetivo principal desta ação de formação a implementação dos instrumentos de avaliação e processo de seleção de potenciais empresários, assim como a implementação de modelos e instrumentos que avaliam ideias de negócio.

Online

We have 59 guests and 2 members online

  • 30126
  • 10037

Registo | Documentação

O acesso à documentação é feito através do pin e password.

Efetue login para aceder à documentação