És aluno da EPRALIMA?
Então este concurso é para ti!
 
No âmbito do projeto “Epralima em Ação”, na disciplina de Área de Integração, desenvolveram-se  várias iniciativas para comemoração do dia internacional dos direitos humanos. Ao longo do dia foi possível relembrar os momentos que precederam assinatura da Declaração Universal dos Direitos do Homem sensibilizando para a necessidade de construção de sociedades mais tolerantes, mais solidárias.
Neste sentido declamaram-se poemas, ofereceram-se separadores de leitura, com os vários direitos inscritos, para que todos possam refletir sobre a sua importância, numa sociedade em que esses direitos ainda são desrespeitados em diversas situações, observando-se injustiças, abusos e discriminações.
 
Tendo como referência os Global Action Days e o tema do Ambiente, a desenvolver no projeto de Educação para a Cidadania durante o primeiro período, os alunos das turmas C1 e C2, em parceria com a Associação de Estudantes, realizaram na passada sexta-feira uma limpeza ao recinto escolar e espaço envolvente de forma a sensibilizar toda a comunidade para a questão ambiental.
Segundo os alunos em questão “ esta iniciativa pretendeu dar continuidade a um projeto que surgiu no ano anterior com as turmas W e X, tendo estes criado ecopontos de madeira que foram distribuídos pelo recinto escolar, sendo que agora existem também regras afixadas para uma melhor utilização destes recipientes”.
Num futuro próximo está ainda prevista a plantação de árvores de fruto e outras ações que visam contribuir para a preservação do meio ambiente.
 
Realizou-se entre os dias 28 e 30 de novembro, em Arcos de Valdevez, o evento disseminador do projeto ProEUverb - Proverbs Presentation and Reflections, Similarities and Differences across EU countries“, fruto da parceria entre a Escola Profissional do Alto Lima, o Museums and galleries of Konavle, da Croácia, e a Järvilakeuden kansalaisopisto – Adult education, da Finlândia.
 
No dia 29 de novembro, a Escola Profissional do Alto Lima (Arcos de Valdevez), colocou a sua Bandeira Verde a meia haste - dia de início da COP25, como símbolo de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas;
 
Decorreu no passado dia 29 de Outubro em Bolonha, Itália, a primeira reunião transnacional,  no âmbito do Projecto : BREED - Empowerment of VET system through sustainable entrepreneurial initiatives in quality pig breeding, : 2019-1-IT01-KA202-007785.  Este projeto conta com a parceria de vários países europeus como a  Itália, Polónia, Grécia, Lituânia e do qual a EPRALIMA é também parceira. 

O projeto BREED  visa promover a dinamização do sistema de Formação Profissional através de iniciativas empresariais sustentáveis em suinicultura de qualidade, com o objetivo de oferecer aos formandos da Formação Profissional a oportunidade de aprenderem a enfrentar um negócio sustentável e promover a resiliência da indústria suinícola, desde o nível local até ao nível europeu, através de uma acção integrada que aborde os três pilares da sustentabilidade (bem-estar animal e humano, rentabilidade e impacto ambiental) numa abordagem interdisciplinar e transdisciplinar.
 
Projeto BIG InternPrize (InternPrize: Business Ideas Generation) | ERASMUS+ K2 Strategic Partnership: 2019-1-TR01-KA202-074033
 
Re.M.I.D.A. - Renewed Models for the Inclusion of Disadvantaged Adult | Erasmus+ KA2 Strategic Partnership: 2019-1-IT02-KA204-063171
 
Está a realizar-se em Przemyśl - Polónia, entre os dias 18 e 22 de novembro, a primeira reunião transnacional deste projeto que se destina á promoção do património cultural e multiculturalismo, aumentando a consciencialização e o conhecimento dos nossos alunos e professores sobre a atratividade do nosso património local resultante de nosso passado multicultural.
 
Já está disponível o resumo alargado do Seminário Temático sobre o ECVET 'Ferramentas para a mobilidade do aluno VET', organizado pelo ECVET Secretariat, e no qual a EPRALIMA participou ativamente em representação de Portugal, a convite da Agência Nacional Erasmus+. O seminário foi realizado em Bruxelas, nos dias 03 e 04 de outubro de 2019, e reuniu 40 participantes de 22 países.
 
Realizou-se entre os dias 20 e 26 de outubro, em Dragasani, na Roménia, a 1.ª mobilidade do projeto Erasmus+ KA229 “Natural and Cultural Heritage – Tools for Social Inclusion”.

Este projeto tem como objetivo enriquecer o conhecimento dos alunos no que diz respeito ao património cultural e natural da UNESCO, através da partilha de conhecimentos, da troca de experiências e do contacto com diferentes culturas. Pretende-se também consciencializar os alunos para a importância da preservação do património e do meio ambiente.

Para além do anfitrião e coordenador do projeto, Liceul Technologic Bratianu, da Roménia, estiveram presentes as escolas parceiras, I.E.S. Francisco Ayala de Granada, de Espanha, Istituto Tecnico Settore tecnologico - Liceo Scientifico "E. Mattei, de Itália, 3rd Lyceum of Koropie, da Grécia, Obchodni akademie a Stredni odborna skola logisticka, Opava, prispevkova organizace, da República Checa e EPRALIMA, de Portugal.

Esta primeira mobilidade permitiu aos alunos e professores envolvidos o contacto com a cultura romena, através de performances artísticas levadas a cabo pelos alunos da escola anfitriã. Foram também realizados alguns workshops subordinados ao tema da “Inclusão Social”, bem como, visitas culturais a alguns dos locais que foram classificados pela UNESCO como património natural e cultural da Roménia e que serão alvo estudo ao longo do projeto.

A próxima mobilidade será em Vasto, Itália, de 9 a 15 de fevereiro de 2020.
 
De 23 a 26 de outubro decorreu na Croácia, em Cilipi, a terceira reunião transnacional do Projeto “Proverbs Presentation and Reflections, Similarities and Differences across EU countries“, com a presença de todos os parceiros, nomeadamente, o Museums and galleries of Konavle, da Croácia, a School/Institute/Educational centre – Adult education, da Finlândia e a Escola Profissional do Alto Lima, de Portugal. Cada uma das entidades fez-se apresentar pelos responsáveis do projeto.
 
No âmbito do Projeto EATI, financiado pelo Programa Erasmus+ – KA2 (204), na área da Educação de Adultos, realizou-se nos dias 22 e 23 de outubro de 2019 a 5ª reunião transnacional do projeto na bela cidade de Catânia, Sicília - Itália. Portugal, França, Espanha, Finlândia, Itália e Polónia fizeram-se representar de acordo com o seguinte:
 
Outubro é Time to Move: uma coleção de eventos direcionados a jovens durante o mês de outubro. A iniciativa pretende apresentar aos jovens os projetos que permitem ir para outro país e participar em projetos internacionais, explorar a Europa ou obter a experiência necessária para o futuro. Os eventos são organizados por especialistas da Eurodesk para ajudá-lo a encontrar o projeto internacional mais adequado às suas necessidades, tais como: Voluntariado noutro país? Intercâmbio escolar por um semestre? Estágios no estrangeiro?
 
Dia Mundial de Combate ao Bullying
 
Alunos da Epralima no Centro Interpretativo do Barroco
 
O projeto OMG – Open Minded Generation (“Geração de Mente Aberta”) pretende proporcionar aos participantes, e à comunidade escolar envolvente, o conhecimento de semelhanças e diferenças entre países europeus, grupos minoritários e discriminação devido a estereótipos, de modo a evitar e combater estes problemas. 
 
No âmbito da iniciativa do dia 27 de setembro – Greve Climática Global, a delegação da EPRALIMA de Ponte de Lima exibiu a todos os alunos da escola o discurso da ativista Greta Thunberg apresentado na cimeira do clima na sede da ONU, em Nova Iorque.
 
Está a decorrer, em Bruxelas, um seminário temático sobre as Ferramentas para a Mobilidade do Estudante VET.
 
No dia 27 de setembro, a Epralima colocou a Bandeira Verde a meia haste, como símbolo de pesar e de alerta para a urgência de medidas para inverter as alterações climáticas. De seguida, foi entregue o Manifesto Ambiental ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, solicitando ações imediatas por parte dos governantes, no que diz respeito às alterações climáticas. Esta ação teve a presença da comunidade educativa da Epralima.