No início de mais um ano letivo queremos dar as boas-vindas a todos os que constituem a comunidade escolar da Epralima, com a certeza de que teremos, pela frente, mais um ano de novos e importantes desafios.
 
O presidente da Epralima, João Manuel Esteves, fez esta quinta-feira, dia 15 de setembro, uma sessão de acolhimento e boas-vindas a um grupo de 10 alunos e um professor oriundos de Foligno - Itália que se encontram em Arcos de Valdevez, enquadrados num projeto de parceria feito entre a EPRALIMA e a European Grants International Academy Srls, consignado no âmbito do Projeto I-MEET International Mobility Experience for E-Tourism.
 
Chegado o fim deste ano letivo não podíamos deixar de anunciar, com orgulho, que já foram certificados os grupos de adultos que frequentaram o CQEP_Centro para a Qualificação Profissional da EPRALIMA.
 
Vimos por este meio informar que a EPRALIMA - ESCOLA PROFISSIONAL DO ALTO LIMA já tem em funcionamento o CQEP - Centro para a Qualificação e Ensino Profissional.
 
A União Europeia: uma viagem a descobrir
Após a dinamização de um trabalho transdisciplinar, no âmbito da temática “ A Construção da União Europeia: Quais os desafios para o futuro”, o Curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, turma A, da Escola Profissional do Alto Lima, teve a possibilidade de usufruir de uma visita de estudo ao Parlamento Europeu, em Bruxelas. A visita decorreu entre os dias 25 e 28 de junho de 2016 e resulta de um projeto que envolve as disciplinas da Área de Integração, Português, Matemática e Economia e foi operacionalizado na delegação da EPRALIMA, em Ponte de Lima. Durante a visita, o grupo foi recebido e orientado pelo eurodeputado José Manuel Fernandes e seus assessores.
 
A ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários procura o próximo projeto de elevado potencial a acelerar para o mercado. Nesse pressuposto, a Associação conta com o apoio da Caixa Capital e do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional para lançar uma das edições mais competitivas, mas também recompensadoras do Prémio do Jovem Empreendedor. 
 
A EPRALIMA e o “Centro de Atividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca” uniram-se, mais uma vez, atravésdo projecto “ Don’t Waste Your Future”, um projeto internacional cujos objetivos gerais são reduzir a taxa de abandono escolar em cada um dos países participantes, assim como, aumentar a qualidade da educação e promover um maior envolvimento dos jovens com a Escola.
 
No âmbito das Provas de Aptidão Profissional do Curso Técnico de Organização de Eventos, do aluno Jorge Araújo e Maria Celeste Cunha, realizou-se no dia 19 de junho o “Spring Color Run” e o evento “Make a Wish” lançamento de lanternas japonesas, em Ponte da Barca. O evento contou com centenas de participantes, oriundos dos mais diversos pontos do país e foi um sucesso. A Epralima encheu-se de cor, assim como a vila de Ponte da Barca que acolheu a primeira edição desta atividade.
 
Decorreu em Malta, nos dias 30 e 31 de Maio de 2016, a segunda reunião transnacional do ProjetoTe.D2: Therapy Dog Handler, que visa o desenvolvimento e a validação de um curso certificado para os profissionais que treinam e manuseiam cães para fins terapêuticos – Dog Handler – com o objetivo impulsionar e suportar a Terapia Assistida por Cães. Durante o Projeto, será definido um plano curricular adaptado a cada país, serão desenvolvidos recursos técnico-pedagógicos e será feito um teste piloto do curso, sendo esta uma oportunidade a não perder para quem se interessa por esta área.
 
Os alunos do curso de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, da turma A, prestaram apoio logístico ao Clube Náutico de Ponte de Lima, numa atividade que finalizou mais um ano letivo dos alunos do agrupamento das Escolas de Arcozelo.
 
Na semana de 17 a 20 de Maio, decorreu em Newcastle (UK) a segunda reunião Transnacional do Projeto “Don’t Waste Your Future”, no âmbito do Programa Erasmus+, onde a epralima se fez representar pela Coordenadora do projeto, Drª Deolinda Silva e pela professora Helena Santos.
 
Nos dias 19 e 20 de Maio de 2016, decorreu em Didim, na Turquia, a segunda reunião transnacional do Projeto EURspace_ European IVT Recognition Gateway.
 
O Projeto FLwICT é cofinanciado pelo Programa Erasmus+, ação chave 2 – Cooperação para a Inovação e a Partilha de Boas Práticas, sendo desenvolvido por Escolas de 8 países europeus: Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L. (Portugal); Girne Ortaokulu (Turquia); Panevezio rajono Velzio gimnazija (Lituânia); IES Miguel de Cervantes (Espanha); Daugavpils Saskanas pamatskola (Letónia); Lycee Maurice Genevoix (France); Istituto Comprensivo San Giorgio Di Mantova (Italy); Publiczne Gimnazjum nr 30 im. Adama Mickiewicza (Polónia).
 
No dia 27 de maio terminou, na EPRALIMA - Escola Profissional do Alto Lima, o curso de mandarim para iniciantes.
 
A Epralima vai promover, nos próximos dias 1, 2, 3 e 4 de junho, a Expoprofissional, na sede da Epralima  em Arcos de Valdevez
 
Decorreu, este fim de semana, no Centro de Exposições de Arcos de Valdevez, a 17ª edição da EXPOVEZ – Feira do Alto Minho.