NOVOS CURSOS PROFISSIONAIS - 12º ANO | 21/22
Até aos 19 anos  e 9º ano de escolaridade concluído
 
AÇÕES ELEGÍVEIS
Cursos de educação e formação de adultos, conferentes do nível 4 de qualificação do QNQ, em particular os dirigidos a áreas de formação prioritárias, nomeadamente as orientadas para os setores de bens e serviços transacionáveis, que respondam a necessidades emergentes do mercado de trabalho e tenham um maior potencial de empregabilidade.
 
Destinatários |
Indústrias Alimentares |
 
Alunas do 2.º ano, do curso Técnico de Vendas e Marketing, assistiram e interagiram com o professor Pedro Rodrigues Costa, docente e investigador na Universidade no Minho, no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), no seminário online, “Ser jovem, hoje! Desafios, Problemáticas e Consequências na Era das Redes Sociais Digitais”. 
 
Realizou-se na semana de 22 a 26 de Março a reunião internacional C1/cordoba do projeto 2019-1-FR01-KA229-062314_4 em formato virtual.
O projeto "ISwEB" pretende lutar contra o desinteresse e o absenteísmo dos jovens criando estratégias baseadas numa metodologia multidisciplinar.
Nesta reunião estiveram presentes varios professores e os alunos Marcelo Brandão Rego, Yannick Philippe de Sá Melo e Erika da Silva Teixeira do curso CEF31 que apresentaram os logotipos do projeto desenvolvidos na escola e ajudaram a seleccionar o logotipo vencedor do concurso internacional.
 
Alunas, do 2.º ano, do curso Técnico de Vendas e Marketing, assistiram, no dia 22 de março, a uma palestra sobre empreendedorismo social, no âmbito do projeto HERITAGE FOR YOUth, EUROPEAN HERITAGE FOR YOUTH INVOLVEMENT AND ENTREPRENEURSHIP, do Programa Erasmus + KA2 - Strategic Partnership in the field of Youth - Exchange of good practices, Nº 2020-1-IT03-KA205-018135.
 
Neste projeto de intercâmbio escolar, “We can't stand losing one more student” – One’s Much, do Programa Erasmus +, n.º 2020-1-TR01-KA229-093043_5, a Epralima pretende encontrar novas formas de aumentar a motivação dos alunos e criar um ambiente escolar mais favorável, de forma a contribuir para a redução do número de alunos em risco de abandono escolar precoce.
 
A Epralima está a desenvolver, no âmbito do Programa Erasmus + KA201 - Strategic Partnerships for school education, o projetoSchool Programme Against Fake News – SPAF, n. º 2020-1-FR01-KA201-080027.
 
Realizou-se online, nos dias 25 e 26 de fevereiro a 1.ª Reunião do projeto Increase VET quality and attractiveness through 3D printing and robotics for a better insertion to labor market.
 
A Câmara Municipal de Águeda, em Portugal, está a promover o IV Encontro de Diversidade Cultural e Diálogo para o Desenvolvimento, uma parceria entre a Biblioteca Municipal Manuel Alegre e o Centro Juvenil de Águeda. 
 
Como é que a nossa cultura influencia situações específicas da nossa vida diária e qual a perspetiva sobre estes assuntos? Juntos, vamos descobrir! 
 
O Projeto WELLy aborda o impacto do contexto de trabalho físico e psicossocial na saúde e no bem-estar dos trabalhadores. É necessário mapear as competências que um/a gestor/a deve possuir para implementar uma abordagem adequada para prevenir e reduzir o stress no trabalho.
É isto que o projeto WELLy começará por trabalhar e, uma vez identificadas as competências de gestão necessárias para melhorar o envolvimento dos trabalhadores, a saúde e o bem-estar, o desafio passa a ser o de apoiar os gestores a desenvolver estas competências e a utilizá-las na sua abordagem de gestão das pessoas.
 
A Epralima participou na 2ª reunião online do projeto “I am Proud to be European”.
 
Colaboradores da EPRALIMA participam na 3.ª reunião, online, no dia 05 de fevereiro de 2021, do projeto Heritage for YOUth, para fazerem um balanço das atividades desenvolvidas até ao momento e delinearem estratégia de implementação do projeto para os próximos meses, atendendo à situação atual, que impõe a redefinição de novas ações. No final todos os participantes congratularam-se pelo esforço conjunto na prossecução dos objetivos do projeto.
 
Face aos grandes desafios que a nova realidade impõe, os professores e educadores têm um papel essencial no acompanhamento dos alunos ao nível do seu desenvolvimento em conhecimentos, capacidades e atitudes e a ajudá-los a compreender, a adaptar e a preparar-se para um novo contexto pessoal e profissional. A pandemia, com um impacto muito forte na vida de todos, vem acrescer a outros desafios globais (como as alterações climáticas, os desequilíbrios dos ecossistemas, as migrações, as desigualdades sociais e económicas, entre outros) e que se encontram plasmados na Agenda 2030 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que engloba as dimensões económica, ambiental, social e de governança. 
 
No dia 8 de Fevereiro, as aulas vão recomeçar, mas em casa.
 
O trabalho no Projeto WELLy continua em velocidade de cruzeiro… No dia 17.02.2020 foi realizada mais uma reunião online da parceria para finalizar o Produto Intelectual 2 – Perfil Profissional do/a Gestor/a de Bem-Estar no Trabalho e definição do Currículo de Formação.  Começou também a ser discutido o promissor Curso de Formação de Gestor/a de Bem-Estar no Trabalho e a sua pilotagem (Produto Intelectual 3) nos países parceiros do WELLy.
 
Alunos, professores e funcionários da EPRALIMA, do pólo de Ponte de Lima, contribuíram de forma solidária com um carregamento de tampinhas para a Clarinha.
 
O Projeto BioS, financiado pela Agência Executiva de Educação, Audiovisual e Cultura, do Programa Erasmus,  terminou em 31 de dezembro de 2020 com muito sucesso.  O consórcio emitiu recentemente um conjunto de Recomendações de Políticas.  A ampla, mas orientada, divulgação das Sumas de Políticas e das Recomendações Políticas do BioS contribui ainda mais para a promoção da inovação orientada para os dados na prestação de serviços de saúde, aumentando o interesse e a literacia em abordagens computacionais na medicina.   Recomendações de Políticas