Carina Pereira, Joana Cruz (T. Restauração – Cozinha/Pastelaria) Ricardo Canosa e Leandro Pinto (T. Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade), foram 4 dos finalistas selecionados para realizar um estágio europeu financiado pelo Programa Erasmus +, entre os meses de outubro, novembro e dezembro, em Malta e Espanha, respetivamente.
 
De 11 a 15 de novembro, está a decorrer na Epralima o 4.º Training Event do projeto: "Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity” 2017-1-IT01-KA202-006081.
 
Decorreu em Ibi, Espanha, a quinta reunião do projeto Digi4Social.
Estiveram presentes profissionais de educação da Turquia, Eslovénia, Portugal e Espanha, que apresentaram os trabalhos desenvolvidos com os alunos no âmbito da edição de vídeo, modelação e animação 3 D, Arduino e Realidade Virtual.
Este projeto encontra-se na sua fase final e procurou, ao longo de dois anos, aumentar as competências digitais dos alunos assim como aumentar a consciência social através das mesmas.
Para a Coordenadora portuguesa, Professora Irene Dantas, este projeto foi uma mais-valia para todos os alunos e é também exemplo da riqueza de oportunidades que a Epralima oferece.
 
Na passada sexta-feira, 2 de novembro, os alunos do curso de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico de Informática – Instalação e Gestão de Redes, Turma C, realizaram uma aula em espaço externo, no âmbito das disciplinas de Português e Área de Integração. Esta teve início na Biblioteca Municipal de Ponte da Barca, onde os alunos tiveram a possibilidade de consolidar e desenvolver os conhecimentos sobre a poesia trovadoresca com a realização de uma ficha de trabalho.
 
A EPRALIMA em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez realizou hoje, pelas 11h05, o exercício nacional A TERRA TREME.
 
Os cursos Técnico de Cozinha-Pastelaria, turma O, e Técnico de Restaurante-Bar, turma P1, de Arcos de Valdevez, no âmbito da disciplina de Economia, assistiram à reunião da câmara municipal de Arcos de Valdevez do passado dia 26 de outubro,  com o intuito de identificarem os instrumentos de intervenção nas esferas económica e social (planeamento, orçamento e políticas económicas e sociais); tomarem conhecimento do orçamento municipal local identificando receitas de capital, receitas correntes, despesas de capital e despesas correntes; e contactarem com a realidade local.
 
A turma de Cozinha-Pastelaria (11.º U), no âmbito da disciplina de Economia, no dia 30 de outubro, realizou uma ação de sensibilização, junto das turmas do 10.º ano da sede, com o intuito de dar a conhecer a comemoração do Dia Mundial da Poupança que se realiza anualmente a 31 de outubro.
 
Decorreu entre os dias 15 e 19 de outubro, em Patras (Grécia), no âmbito do projeto EEFEct - European Fostering Ecoturism, um staff Training, com a participação das alunas Marlene Gonçalves e Adriana Dantas, do Curso Técnico de Animação de Turismo, onde partilharam experiências e tomaram consciência da importância do ecoturismo que está em ascensão nos concelhos do Alto Minho e em vários locais a nível nacional.
 
Youth of the World: transformative power of global education - Strategic Partnerships in the Field of Youth
 
A delegação da Epralima de Ponte de Lima recebeu no passado dia 29 de outubro, o professor Mario Leitão , membro do Lions Club de Ponte de Lima. 
 
Decorreu, em Vasto Itália, na semana de 25 a 29 de setembro, a 5.ª Reunião do Projeto “Teachers Out, Learners In” no âmbito do Programa Erasmus+, onde a EPRALIMA se fez representar pelas Professoras Sofia de Brito e Rosemary Araújo.
 
Entre os dias 17 e 18 de outubro de 2018, em Chania, Creta, decorreu a terceira reunião transnacional do projeto “LENT _ Languages for European Niche Tourism” inserido no Programa Erasmus+ KA2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices.
 
First transnational meeting
Project Number: 2018-1-HR01- KA204-04750
 
No âmbito das disciplinas da área de Integração, Desenho Digital e Modelação Tridimensional, a turma de Desenho Digital 3D, 11ºZ da delegação da EPRALIMA  de Ponte de Lima, expôs no dia 23 de outubro o seu Projeto Integrador de Turma, subordinado ao tema "Homem/Natureza: uma relação sustentável?".
 
No âmbito do Projeto "European Adults: Training and Internacionalization", está a decorrer em Paris, de 1 a 5 de outubro, um Staff Training Event no sentido de observar e presenciar "in loco" boas práticas no âmbito do Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
A EPRALIMA está representada pelas coordenadoras Sónia Esteves, Deolinda Silva e pela equipa formativa do Centro Qualifica: Raquel Gonçalves, Sofia Ribeiro e Carolina Silva.

O dia 2 de outubro de 2018 foi marcado pela visita ao Centre Suzanne Maisson, uma organização privada sem fins lucrativos que trabalha com adultos no sentido da Reabilitação Profissional.
O seu público-alvo é na maioria constituído por adultos com algum tipo de incapacidade para o trabalho derivado a acidentes e\ou doenças profissionais.
Foi um ótimo Job Shadowing, com recolha de informação e metodologia de trabalho muito positiva para o projeto.
 
No dia 17 de setembro, durante a abertura do ano letivo, a Diretora Pedagógica, Dr.ª Cândida Silva, abordou a importância da Aprendizagem Centrada no Aluno, realçando a importância do envolvimento dos pais, alunos e professores neste processo. Este é um trabalho de equipa, onde todos devem ser incluídos, só assim faz sentido. Este é um caminho que não se trilha sozinho.
 
Podemos atuar localmente e afetar globalmente?
Podemos falar globalmente e comunicar localmente?
Estas são as perguntas e o principal objetivo do nosso projeto: Juventude do Mundo: o poder transformador da educação global é a principal questão abordada nas várias fases do projeto: reuniões, pesquisa, formação, intercâmbio de boas práticas, kits de ferramentas e finalmente da Blended Mobility, uma conjugação de intercâmbio virtual e físico. Uma das fases cruciais deste projeto foi a formação realizada em Sófia, na Bulgária, há alguns meses.
 
De 3 a 7 de setembro de 2018, em Puerto de Sagunto, Valência, Espanha, decorreu o terceiro programa de formação e de visitas de estudo do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices  - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, Training - Exchanges of Practices  - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizada pela empresa espanhola Fundation Trabajadores Siderurgia Integral.
 
"A Educação Centrada no aluno"