Decorreu na cidade AKsaray, naTurquia a primeira atividade de mobilidade no âmbito do projeto “The footprints of climate change from Anatólia to Europe”. A Epralima esteve presente neste evento transnacional com alunas, que tiveram oportunidade de participar num programa  rico em atividades culturais e de aprendizagem. Do programa constou a visita  a lagos onde o efeito das alterações climáticas se faz sentir de forma premente, nomeadamente ao nível da flora e da fauna, a visita ao 2º maior canyon do mundo onde ainda predomina o clima mediterrânico, embora a região onde se insere tenha um clima de aridez típico das estepes.
 
Decorreu de 23 a 27 de abril de 2018, em Cracóvia, Polónia, o segundo programa de formação e de visitas de estudo do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices  - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizada pela empresa polaca Euro-Idea, em Cracóvia, que contou com a presença dos parceiros do projeto, nomeadamente Portugal (Epralima – Arcos de Valdevez), Espanha (Fundation Trabajadores Siderurgia Integral – Barakaldo Bizkaia), Bulgária (Bulgarian Management Association – Blagoevgrad), Itália (Godesk – Potenza e Sharing Europe – Florença), Polónia (Euro-Idea – Cracóvia)  e Grécia (EEO Group – Atenas).
 
Teve lugar nos dias 26 e 27 de abril, em Valência (Espanha) a 2.ª reunião transnacional do Projeto “ LENT _ Languages for European Niche Tourism” no âmbito do Programa Erasmus+ KA2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices.
 
Decorreu na EPRALIMA, quinta-feira, dia 10 de maio, no auditório da sede, em Arcos de Valdevez, o seminário “Ecoturismo e o Desenvolvimento Sustentável” no âmbito do projeto E.E.F. Ect. European Education Fostering Ecotourism 2017-1-IT01-KA204-036713, do programa Erasmus+.
 
Irá decorrer nos dias 10 e 11 de Maio, em Arcos de Valdevez, a 2ª Reunião Transnacional do Projeto cCLEP!-Certified Competences for Live Events Professionals.
 
Decorreu durante dos dias 7 e 9 de maio de 2018, em Bursa, na Turquia, a quarta reunião do projeto Erasmus+ Digi4Social onde estiveram representantes dos países parceiros, nomeadamente Eslovénia, Espanha, Turquia e Portugal.
 
No âmbito do programa ERASMUS+ “CÁDIZ JÓVENES EUROPEOS II”, projeto n.º2016-1-ESO1-KA102-024071, a EPRALIMA acolheu quatro jovens espanhóis do Instituto de Fomento, Empleo y Formación (Ayuntamiento de Cádiz) Cádiz – Espanha, que estão a realizar os seus estágios nas seguintes empresas: Autosalo na Ponte da Barca (área de Mecânica) o +Económico em Arcos de Valdevez (área de Comércio e Vendas) e na Physioderme em Arcos de Valdevez (área de Cabeleireiro).
O projeto está a decorrer desde o mês de março, com um balanço muito positivo quer por parte dos estagiários, quer pelas empresas.
 
Projeto “European Adults: Training and Internationalization” | 2nd Meeting – Paris, França
 
Entre 16-04-2018 e 20-04-2018 realizou-se na EPRALIMA, em Arcos de Valdevez, um evento transnacional de formação com a duração de 30 horas, no âmbito das atividades do Projeto EURspace: European IVT Recognition Gateway, financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, aprovado pela Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, com o número 2015-1-PT01-KA202-013119.
 
No dia 10 de maio, pelas 10h, a EPRALIMA realizará um seminário subordinado ao tema “Ecoturismo e o Desenvolvimento Sustentável”, Este projeto surge no âmbito de uma candidatura ao Programa Erasmus +.
 
A Epralima assinala o Dia da Europa com a palestra “Uma Europa para Todos”, integrada no programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”, que irá decorrer no Auditório da Sede em Arcos de Valdevez.
 
Teve lugar na Epralima - Arcos de Valdevez, a atividade prática da Prova de Aptidão Profissional da aluna Luísa Coelho, do curso de Técnico Auxiliar de Saúde, cujo tema é "O Papel do Auxiliar de Saúde na Prevenção da Malária".
A escolha deste tema recaiu sobre o facto de ser uma doença comum no país de origem da aluna, mas também porque é responsável por inúmeras mortes que poderiam ser evitadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2017), esta doença afeta cerca de 300 milhões de pessoas e é responsável pela morte de aproximadamente 1 milhão de indivíduos a cada ano. 
 
No âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional subordinada ao tema da Violência do Namoro, a aluna Cristiana Ribeiro, da turma de Técnico de Serviços Jurídicos, trouxe até à Epralima o projeto "Namorar com Fair Play", apresentado pela Psicóloga Dra. Joana Vilela, às turmas do primeiro ano da Delegação de Ponte da Barca.
 
Dia 11 de abril, o curso Técnico de Restauração (Restaurante-Bar), turma N, de Ponte de Lima, visitou a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, no âmbito da disciplina de economia, com o objetivo de contactar com ferramentas fundamentais de pesquisa e recolher informação para executar as atividades do módulo 8 - A Economia Portuguesa na Atualidade.
 
Irá decorrer na Casa das Artes - bar/café a apresentação das Provas de Aptidão Profissional dos alunos Bruna Barreto, Marcia Carvalhosa, Paula Cardoso, Jordan da Fonte, Fábio Rodrigues e Rafaela Alves, dos Cursos de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria.
 
No âmbito do Projeto EURspace: European IVT Recognition Gateway decorrerá na Epralima, em Arcos de Valdevez, uma atividade transnacional de formação, de 16 a 20 de Abril de 2018, que envolverá 30 participantes, provenientes de oito entidades europeias:
 
No dias 26 e 27 de março de 2018, em Cracóvia, Polónia, decorreu a segunda reunião transnacional do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices  - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizada pela empresa polaca Euro-Idea.
 
O Pavilhão Desportivo do Campus de Azurém, da Universidade do Minho em Guimarães, acolheu, entre os dias 22 e 24 de março, a 12.ª edição da RoboParty, que contou com a presença de cerca de 500 jovens, que desafiaram a construção e programação de robôs móveis e autónomos.

A equipa da Epralima arrecadou este ano o 1.º lugar na prova de dança.

A RoboParty é já um sucesso na área da robótica e a cada edição bate um novo record de inscrições, o evento reúne equipas provenientes de vários pontos do país, mas também do estrangeiro.

A RoboParty é promovida pela Universidade do Minho e a spin-off SAR - Soluções de Automação e Robótica e já é reconhecido como o maior evento de robótica para jovens. As principais novidades deste ano foram as demonstrações de drones, demonstrações de robôs móveis, e sessões de formação acreditadas para os professores em Micro Controladores ESP32, programação de drones e visão por computador.

A prova de dança é um desafio à criatividade e trabalho em equipa, as equipas têm que trabalhar em conjunto para enfeitar os seus robôs e criar uma coreografia robótica para uma música de acordo com a temática que definirem, o júri decide de acordo com criatividade e a melhor prestação em palco, a equipa da Epralima destacou-se nesta prova conquistando o 1.º lugar.

Parabéns aos alunos participantes e ao professor acompanhante!
 
Epralima, em Lille, para a 1.ª reunião transnacional do projeto “cCLEP!- Certified Competences for Live Events Professionals”.