Realizou-se entre os dias 20 e 26 de outubro, em Dragasani, na Roménia, a 1.ª mobilidade do projeto Erasmus+ KA229 “Natural and Cultural Heritage – Tools for Social Inclusion”.

Este projeto tem como objetivo enriquecer o conhecimento dos alunos no que diz respeito ao património cultural e natural da UNESCO, através da partilha de conhecimentos, da troca de experiências e do contacto com diferentes culturas. Pretende-se também consciencializar os alunos para a importância da preservação do património e do meio ambiente.

Para além do anfitrião e coordenador do projeto, Liceul Technologic Bratianu, da Roménia, estiveram presentes as escolas parceiras, I.E.S. Francisco Ayala de Granada, de Espanha, Istituto Tecnico Settore tecnologico - Liceo Scientifico "E. Mattei, de Itália, 3rd Lyceum of Koropie, da Grécia, Obchodni akademie a Stredni odborna skola logisticka, Opava, prispevkova organizace, da República Checa e EPRALIMA, de Portugal.

Esta primeira mobilidade permitiu aos alunos e professores envolvidos o contacto com a cultura romena, através de performances artísticas levadas a cabo pelos alunos da escola anfitriã. Foram também realizados alguns workshops subordinados ao tema da “Inclusão Social”, bem como, visitas culturais a alguns dos locais que foram classificados pela UNESCO como património natural e cultural da Roménia e que serão alvo estudo ao longo do projeto.

A próxima mobilidade será em Vasto, Itália, de 9 a 15 de fevereiro de 2020.
 
De 23 a 26 de outubro decorreu na Croácia, em Cilipi, a terceira reunião transnacional do Projeto “Proverbs Presentation and Reflections, Similarities and Differences across EU countries“, com a presença de todos os parceiros, nomeadamente, o Museums and galleries of Konavle, da Croácia, a School/Institute/Educational centre – Adult education, da Finlândia e a Escola Profissional do Alto Lima, de Portugal. Cada uma das entidades fez-se apresentar pelos responsáveis do projeto.
 
No âmbito do Projeto EATI, financiado pelo Programa Erasmus+ – KA2 (204), na área da Educação de Adultos, realizou-se nos dias 22 e 23 de outubro de 2019 a 5ª reunião transnacional do projeto na bela cidade de Catânia, Sicília - Itália. Portugal, França, Espanha, Finlândia, Itália e Polónia fizeram-se representar de acordo com o seguinte:
 
Outubro é Time to Move: uma coleção de eventos direcionados a jovens durante o mês de outubro. A iniciativa pretende apresentar aos jovens os projetos que permitem ir para outro país e participar em projetos internacionais, explorar a Europa ou obter a experiência necessária para o futuro. Os eventos são organizados por especialistas da Eurodesk para ajudá-lo a encontrar o projeto internacional mais adequado às suas necessidades, tais como: Voluntariado noutro país? Intercâmbio escolar por um semestre? Estágios no estrangeiro?
 
Dia Mundial de Combate ao Bullying
 
Alunos da Epralima no Centro Interpretativo do Barroco
 
O projeto OMG – Open Minded Generation (“Geração de Mente Aberta”) pretende proporcionar aos participantes, e à comunidade escolar envolvente, o conhecimento de semelhanças e diferenças entre países europeus, grupos minoritários e discriminação devido a estereótipos, de modo a evitar e combater estes problemas. 
 
No âmbito da iniciativa do dia 27 de setembro – Greve Climática Global, a delegação da EPRALIMA de Ponte de Lima exibiu a todos os alunos da escola o discurso da ativista Greta Thunberg apresentado na cimeira do clima na sede da ONU, em Nova Iorque.
 
Está a decorrer, em Bruxelas, um seminário temático sobre as Ferramentas para a Mobilidade do Estudante VET.
 
No dia 27 de setembro, a Epralima colocou a Bandeira Verde a meia haste, como símbolo de pesar e de alerta para a urgência de medidas para inverter as alterações climáticas. De seguida, foi entregue o Manifesto Ambiental ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, solicitando ações imediatas por parte dos governantes, no que diz respeito às alterações climáticas. Esta ação teve a presença da comunidade educativa da Epralima.
 
No passado dia 26 de setembro, a Epralima organizou uma Assembleia Eco-Escolas, para que os alunos pudessem debate e recolher sugestões sobre projetos a desenvolver no futuro. Posteriormente, os alunos assistiram ao discurso de Greta Thunberg na cimeira do clima, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.
 
RECUPERAÇÃO DE MÓDULOS
Informa-se toda a comunidade escolar que a recuperação de módulos dos ex-alunos funcionará nos seguintes dias e no seguinte horário:
 
“Assimilating of European Experience in Providing Quality Vocational Training for Adults”
 
De 9 a 13 de setembro de 2019, em Florença, Itália, decorreu o sétimo programa de formação e de visitas de estudo do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, Training - Exchanges of Practices - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizado pela empresa italianaSHARING EUROPE.
 
Nos dias 3 e 4 de julho de 2019, em Valência, Espanha, decorreu a quinta e última reunião transnacional do projeto   “Math and Motivation” inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic partnerships for school education , projeto número 2017-1-BG01-KA201-036220, organizada pela empresa espanhola FyG Consultores.
 
Realizou-se entre os dias 23 a 26 de junho, uma reunião transnacional no âmbito do Projeto “LENT _ Languages for European Niche Tourism”. Esta reunião foi organizada pela entidade parceira “Mine Vaganti”. A esta reunião compareceram as instituições parceiras: Comparative Research Network (Alemanha); Europe for Diversity Culture and Coexistence (Grécia); Izmir Katip Celebi Universitesi (Turquia); Alos Centro Europeo de Idiomas (Espanha) e Escola Profissional do Alto Lima (Portugal), representada pela Coordenadora do Projeto Carla Barros e a Professora Rosemary Araújo.
 
Realizou-se a 3ª reunião transnacional do projeto n.º 2018-1-ES01-KA202-05022, em Fürstenwalde (Spree) - Alemanha. Estiveram presentes todos os parceiros do projeto, nomeadamente, entidades de Alemanha, Áustria, Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Turquia.
 
No passado dia 18 de julho o Curso de Educação Formação, Empregado de Restaurante/Bar, realizou a sua Prova de Aptidão Final. A PAF assume o carácter de prova de desempenho profissional e consiste na realização, perante um júri, de um ou mais trabalhos práticos, baseados nas atividades definidas para o perfil de competências visado, devendo avaliar os conhecimentos e competências mais significativos.
 
BIOS | Competências Digitais em Bioinformática para Profissionais de Saúde