A Epralima assinala o Dia da Europa com a palestra “Uma Europa para Todos”, integrada no programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”, que irá decorrer no Auditório da Sede em Arcos de Valdevez.
 
Teve lugar na Epralima - Arcos de Valdevez, a atividade prática da Prova de Aptidão Profissional da aluna Luísa Coelho, do curso de Técnico Auxiliar de Saúde, cujo tema é "O Papel do Auxiliar de Saúde na Prevenção da Malária".
A escolha deste tema recaiu sobre o facto de ser uma doença comum no país de origem da aluna, mas também porque é responsável por inúmeras mortes que poderiam ser evitadas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2017), esta doença afeta cerca de 300 milhões de pessoas e é responsável pela morte de aproximadamente 1 milhão de indivíduos a cada ano. 
 
No âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional subordinada ao tema da Violência do Namoro, a aluna Cristiana Ribeiro, da turma de Técnico de Serviços Jurídicos, trouxe até à Epralima o projeto "Namorar com Fair Play", apresentado pela Psicóloga Dra. Joana Vilela, às turmas do primeiro ano da Delegação de Ponte da Barca.
 
Dia 11 de abril, o curso Técnico de Restauração (Restaurante-Bar), turma N, de Ponte de Lima, visitou a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, no âmbito da disciplina de economia, com o objetivo de contactar com ferramentas fundamentais de pesquisa e recolher informação para executar as atividades do módulo 8 - A Economia Portuguesa na Atualidade.
 
Irá decorrer na Casa das Artes - bar/café a apresentação das Provas de Aptidão Profissional dos alunos Bruna Barreto, Marcia Carvalhosa, Paula Cardoso, Jordan da Fonte, Fábio Rodrigues e Rafaela Alves, dos Cursos de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria.
 
No âmbito do Projeto EURspace: European IVT Recognition Gateway decorrerá na Epralima, em Arcos de Valdevez, uma atividade transnacional de formação, de 16 a 20 de Abril de 2018, que envolverá 30 participantes, provenientes de oito entidades europeias:
 
No dias 26 e 27 de março de 2018, em Cracóvia, Polónia, decorreu a segunda reunião transnacional do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices  - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizada pela empresa polaca Euro-Idea.
 
O Pavilhão Desportivo do Campus de Azurém, da Universidade do Minho em Guimarães, acolheu, entre os dias 22 e 24 de março, a 12.ª edição da RoboParty, que contou com a presença de cerca de 500 jovens, que desafiaram a construção e programação de robôs móveis e autónomos.

A equipa da Epralima arrecadou este ano o 1.º lugar na prova de dança.

A RoboParty é já um sucesso na área da robótica e a cada edição bate um novo record de inscrições, o evento reúne equipas provenientes de vários pontos do país, mas também do estrangeiro.

A RoboParty é promovida pela Universidade do Minho e a spin-off SAR - Soluções de Automação e Robótica e já é reconhecido como o maior evento de robótica para jovens. As principais novidades deste ano foram as demonstrações de drones, demonstrações de robôs móveis, e sessões de formação acreditadas para os professores em Micro Controladores ESP32, programação de drones e visão por computador.

A prova de dança é um desafio à criatividade e trabalho em equipa, as equipas têm que trabalhar em conjunto para enfeitar os seus robôs e criar uma coreografia robótica para uma música de acordo com a temática que definirem, o júri decide de acordo com criatividade e a melhor prestação em palco, a equipa da Epralima destacou-se nesta prova conquistando o 1.º lugar.

Parabéns aos alunos participantes e ao professor acompanhante!
 
Epralima, em Lille, para a 1.ª reunião transnacional do projeto “cCLEP!- Certified Competences for Live Events Professionals”.
 
Entre os dias 04 e 10 de março, teve lugar na EPRALIMA, em Arcos de Valdevez, a 2.ª reunião transnacional do projeto E.E.F. Ect. European Education Fostering Ecotourism 2017-1-IT01-KA204-036713, do programa Erasmus+.
 
Teve lugar no dia 15 de março, na Epralima, em Arcos de Valdevez, a 2.ª reunião transnacional do projeto Youth of the World, Erasmus+ 2017 Key Action 2, projeto n.º 2017-1-IT03-KA205-010978. Nesta reunião foi analisado o trabalho desenvolvido até ao momento, nomeadamente o plano de divulgação do projeto e o plano de avaliação.
 
No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, as turmas de Auxiliar de Saúde (I2) e Esteticista (W1) deslocaram-se ao Lar de S. Jorge no passado dia 8 de março.
As alunas do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde mediram a pressão arterial e os níveis glicêmicos e as discentes do curso de Esteticista maquilharam e proporcionaram aos utentes diversos tratamentos de manicure.
 
Decorreu, no passado dia 19 de março, a Sessão de Abertura da Semana Concelhia da Leitura de Arcos de Valdevez e, à semelhança de anos transatos, a Epralima esteve presente com a apresentação da peça "Alice no Mundo da Fantasia". Esta foi levada à cena pela turma O, Técnico de Cozinha, que envolveu os presentes numa viagem pelas diferentes paisagens de Arcos de Valdevez, sem esquecer a gastronomia, pois brindaram cada um dos presentes com um delicioso "charuto de ovos", um dos doces mais típicos da região.  
 
A Epralima de Arcos de Valdevez recebeu, no passado dia 19 de março, o escritor Pedro Mésseder e a ilustradora Ana Biscaia, no âmbito das atividade da Semana Concelhia da Leitura, que apresentaram a obra "Que luz estarias a ler?", trabalhada, antecipadamente, pelas diferentes turmas.  Numa conversa informal, mas deveras enriquecedora, os alunos aproveitaram para apresentar os trabalhos desenvolvidos e refletir sobre temáticas atuais, nomeadamente a questão dos refugiados e dos conflitos na Faixa de Gaza, colocando variadas questões aos convidados.
 
No âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Ana Rita Martins, do curso Técnico Auxiliar de Saúde da EPRALIMA, vai realizar-se no próximo dia 22 de março pelas 9:30h, uma ação de sensibilização da comunidade escolar para as limitações da pessoa com deficiência e assim promover a importância dos cuidados aos adultos com deficiência.
 
Terá lugar na EPRALIMA - Escola Profissional do Alto Lima, CIPRL, em Arcos de Valdevez, no próximo dia 15 de março,  a 2.ª reunião do Projeto Transnacional – “YOUTH OF THE WORLD” – Transformative power of global education, programa Erasmus + - KA2 - Projetos de Parceria Estratégica, contrato número: 2017-1-IT03-KA205-010978. Esta reunião tem como objetivos  executar a avaliação intercalar, fazer o ponto da situação do projeto, analisar a sua disseminação, identificar boas práticas levadas a cabo pelo parceiros do projeto e organizar o Staff Training que será realizado em Sofia, na Bulgária.
 
Decorreu no dia 26 de fevereiro, no Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca, a apresentação da parte prática da PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP), da aluna do Curso Técnico Auxiliar de Saúde da EPRALIMA Marina Lopes, cuja temática foi “Resíduos Hospitalares”.
 
Decorreu no dia 27 de fevereiro, no Mercado Municipal de Arcos de Valdevez, a apresentação da parte prática da PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP), da aluna do Curso Técnico Auxiliar de Saúde da EPRALIMA, Susana Silva, cuja temática foi "Papel do Técnico Auxiliar de Saúde na Promoção da Higiene Oral”.
 
No âmbito do projeto STEP1 desenvolvido pelo SPOVIVA e promovido pela ANQEP realizou-se no passado dia 22 de Fevereiro a segunda atividade inserida no step 1.7  cujo o tema foi "networking e marketing pessoal".