Decorreu na passada quinta-feira, dia 8 de fevereiro, no auditório da Epralima em Arcos de Valdevez um workshop de cocktails, com a presença do profissional Kiko da “Gimc Cocktail & Escola de bar”.
 
O setor do artesanato tem um valor cultural e social específico relativamente ao património e economia da Europa, mas estes setores estão a enfrentar grandes transformações devido à utilização de novas tecnologias e às tendências de mercado.
 
Decorreu no dia 31 de janeiro, na Unidade de Cuidados Continuados de Paredes de Coura, a apresentação da parte prática da PROVA DE APTIDÃO PROFISSIONAL (PAP), da aluna do Curso Técnico Auxiliar de Saúde da EPRALIMA, Telma Conceição, que estagiou o ano passado nesta Unidade. Esta prova, com o tema "O papel do Técnico Auxiliar de Saúde na prevenção de úlceras de pressão em utentes acamados", é a confirmação de que a realização de atividades práticas facilitam o desenvolvimento das competências profissionais.
 
Realizou-se, no dia 26 de janeiro, no Lar de Guilhadeses, a componente prática da Prova de Aptidão Profissional do aluno Rui Pedro Lages, do Curso Técnico de Auxiliar de Saúde, com o tema "Os Benefícios da Terapia Animal na terceira Idade".
 
Dia 25 de janeiro, os cursos Técnico de Cozinha-Pastelaria, turma O, e Técnico de Restaurante-Bar, turma P1 e I1, de Arcos de Valdevez, visitaram a empresa Bricelta Cafés, no âmbito das disciplinas de economia e de serviços de restaurante-bar, com o objetivo de conhecer o funcionamento da unidade fabril, enquanto agente económico; perceber a importância da atividade económica "produção" para a economia; identificar os fatores de produção; colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de serviços de restaurante-bar e contactar com o tecido empresarial local.
 
Os alunos dos cursos Técnico de Receção e de Animação em Turismo visitaram nos dias 19, 20 e 21 de janeiro, Salamanca, Ávila e Madrid.
 
Os alunos do segundo ano do curso Técnico de Animação em Turismo tiveram no dia 24 de janeiro uma aula em espaço externo com o objetivo de colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos.
 
No dia 16 de janeiro de 2018, os alunos dos primeiros anos dos cursos Técnico de Desenho Digital 3D e Técnico de Restaurante-Bar assistiram, na delegação da Epralima em Ponte de Lima, a uma ação de sensibilização sobre os perigos da Diversão Noturna.
 
O Centro Qualifica da EPRALIMA é uma valência bastante significativa no que toca à qualificação e melhoria da empregabilidade dos/as adultos/as. O objetivo é proporcionar, de forma integrada e capitalizável, diferentes soluções à população que por alguma razão se viu impossibilitada de concluir o ensino escolar ou não tem as suas competências profissionais reconhecidas.
 
A Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Dr.ª Rosa Monteiro, esteve no passado dia 19 de janeiro, na Epralima, onde participou na palestra “Igualdade de Género: perspetivas”.
 
Realizou-se a 1.ª Reunião Transnacional do projeto “European Adults: Training and Internacionalization”, nos dias 10 e 11 de janeiro de 2018, respetivamente em Ponte de Lima e Arcos de Valdevez – Portugal, composto por uma parceria europeia com seis entidades de seis países europeus.
 
Na passada sexta-feira, dia 12 de janeiro, os alunos do 1º ano do curso T. Industrial – Eletromecânica foram entregar os donativos, angariados na festa de Natal, com a venda de alguns produtos, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca.
 
A Epralima, Escola Profissional do Alto Lima, convida V. Ex.ª a participar na palestra  “Igualdade de Género: perspetivas”, que se realiza no dia 19 de janeiro de 2018,  pelas 9h30, na sede da escola, em Arcos de Valdevez.
 
Os alunos dos cursos de Técnico de Desporto agradecem a todos os que colaboraram na aquisição de rifas para o Sorteio de Natal, com o intuito da realização de uma atividade externa. Os prémios foram devidamente entregues aos premiados.
 
A Epralima, em parceria com a Kerigma, encontra-se a implementar um curso de formação de formadores/as para a obtenção da especialização em igualdade de género. No âmbito deste projeto, no módulo IV: “ Metodologias de formação em igualdade e sugestões de operacionalização” foi proposta, em sessão, a realização de uma campanha de sensibilização para a promoção da igualdade de género.
 
Ralizou-se a 5ª reunião do projeto n.º 2015-1-PT01-KA202-013119, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2017, em Perugia - Itália, com o intuito/objetivo de contribuir para o desenvolvimento de um Espaço Europeu de Competências e de Qualificações, através do desenvolvimento de uma Plataforma Digital Europeia para apoiar e assegurar o reconhecimento, a validação e a certificação de resultados de aprendizagem, adquiridos noutro país Europeu, por estudantes do ensino e formação profissional inicial, que participam em Programas de Mobilidade Europeia. Em representação da EPRALIMA, entidade coordenadora, o projeto contou com a presença de Sónia Esteves e Céu Branco. Contou também com a presença da Dr.ª Ana Cunha, em representação da Agência Nacional Portuguesa, técnica responsável pelo acompanhamento do projeto no âmbito do Programa Erasmus+.
 
Decorreu no passado dia 14 de dezembro uma aula em espaço externo na instituição financeira BPI, no âmbito da disciplina de economia, do curso Técnico de Restaurante-Bar, turma P1, de Arcos de Valdevez, com o objetivo de conhecer o funcionamento da instituição financeira, perceber a importância da atividade deste agente económico para a economia, e contactar com a realidade local.
 
Decorreu nos dias 10 e 11 de dezembro de 2017, em Potenza, Itália, a primeira reunião transnacional do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizada pela empresa italiana Godesk, S.R.L.
 
Os alunos do 1º ano do curso Técnico de Manutenção Industrial – Eletromecânica uniram-se e envolveram-se de forma empenhada e criativa na decoração, alusiva à época natalícia, da sua sala de aula, tendo a preocupação de utilizar apenas materiais reciclados e provenientes da natureza.
 
Os alunos do curso de Técnico de Desporto da Epralima e os alunos da atividade interna do Desporto Escolar assistiram, no passado domingo, no Estádio AXA pelas 18h, ao jogo do Sporting Clube de Braga e o Paços de Ferreira.