A EPRALIMA esteve presente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto para participar na 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, fazendo-se representar com o trabalho realizado no âmbito dos Projetos Internacionais ao abrigo do Programa ERASMUS+.
 
O curso Técnico de Informática de Gestão, turma L2, no âmbito da disciplina de Economia, realizou uma atividade de sensibilização sobre “Poupança”, com o intuito de alertar para a importância de poupar, elucidar para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobreendividamento, e, ainda, para refletir sobre o impacto que a poupança tem na proteção ambiental.
 
As turmas dos cursos de Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Cozinha/Pastelaria de Arcos de Valdevez, realizaram uma visita de estudo ao Porto. 
 
Introdução à BioInformática para médicos e profissionais de saúde!
 
As turmas de Técnico de Desporto 1.º e  3.º anos realizaram uma visita de estudo a Braga, no dia 17 de fevereiro, ao “Studio Feel” no âmbito da disciplina de Formação Tecnológica e Fitness.
Realizaram uma aula de Fly Pilates treino que consiste na realização de movimentos com o corpo suspenso, seja em partes ou completo. Baseado no método tradicional do Pilates, o fly pilates torna as aulas mais desafiantes e divertidas, nunca esquecendo os benefícios e objetivos do pilates de solo.
A EPRALIMA agradece à professora Marta Morais pela sua  disponibilidade.
 
Os alunos do curso Técnico Desenho Digital 3D da EPRALIMA que de 9 a 14 de fevereiro estiveram em  Setúbal a participar no 44.º Campeonato Nacional das Profissões, conseguiram um fantástico 3º lugar na competição de Desenho Digital 3D.
 
As turmas do curso Técnico de Desporto da EPRALIMA, realizaram no dia 13 de fevereiro uma visita à empresa GRwind.
 
De forma a alertar para os problemas ambientais do planeta, a turma Técnico de Vendas e Marketing-I2,primeiro ano, da EPRALIMA, no âmbito da unidade de formação de curta duração (UFCD) 4, da Formação da Componente Tecnológica realizou vários cartazes.
 
A descoberta de Salento-Itália no âmbito do projeto KA229-048218 ”Discovering cultural roots”.
 
No âmbito do Projeto  ECOVALOR 2019/2020 promovido pela Resulima e do Programa Eco-Escolas,  a Associação de Estudantes da Epralima de Arcos de Valdevez, iniciou a separação dos resíduos de papel/cartão e de embalagem de plástico/metal, contribuindo assim para o desenvolvimento de atividades de educação e sensibilização ambiental dedicadas ao tema resíduos urbanos.
 
Os membros da Associação de Estudantes da delegação de Ponte da Barca da Epralima, em conjunto com os colegas das turmas C e D, iniciaram no dia 6 de Fevereiro a criação de uma horta biológica no recinto escolar plantando assim, nas zonas verdes da escola, várias árvores de fruto, couves, feijão, ervilhas, flores e ervas aromáticas.
 
No âmbito do projeto “Epralima em Ação”, na disciplina de Economia, desenvolveram-se várias iniciativas no âmbito do tema “A Poupança” com os seguintes objetivos; Sensibilizar a comunidade educativa para a poupança; Elucidar para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.
 
PROJETO LENT - Languages for European Niche Tourism”
 
Os candidatos serão colocados em estágios em cada país conforme consta na lista disponibilizada.
Os alunos suplentes, que se encontram ordenados alfabeticamente, poderão ser automaticamente selecionados nos seguintes casos:
 
No âmbito do projeto “Epralima em Ação”, na disciplina de Área de Integração, desenvolveram-se  várias iniciativas para comemoração do dia internacional dos direitos humanos. Ao longo do dia foi possível relembrar os momentos que precederam assinatura da Declaração Universal dos Direitos do Homem sensibilizando para a necessidade de construção de sociedades mais tolerantes, mais solidárias.
Neste sentido declamaram-se poemas, ofereceram-se separadores de leitura, com os vários direitos inscritos, para que todos possam refletir sobre a sua importância, numa sociedade em que esses direitos ainda são desrespeitados em diversas situações, observando-se injustiças, abusos e discriminações.
 
Realizou-se a 1.ª Reunião Transnacional do projeto “Qualifying Differences”, nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, em Arcos de Valdevez – Portugal, composto por uma parceria europeia com seis entidades de seis países europeus.
 
Tendo como referência os Global Action Days e o tema do Ambiente, a desenvolver no projeto de Educação para a Cidadania durante o primeiro período, os alunos das turmas C1 e C2, em parceria com a Associação de Estudantes, realizaram na passada sexta-feira uma limpeza ao recinto escolar e espaço envolvente de forma a sensibilizar toda a comunidade para a questão ambiental.
Segundo os alunos em questão “ esta iniciativa pretendeu dar continuidade a um projeto que surgiu no ano anterior com as turmas W e X, tendo estes criado ecopontos de madeira que foram distribuídos pelo recinto escolar, sendo que agora existem também regras afixadas para uma melhor utilização destes recipientes”.
Num futuro próximo está ainda prevista a plantação de árvores de fruto e outras ações que visam contribuir para a preservação do meio ambiente.
 
Realizou-se entre os dias 28 e 30 de novembro, em Arcos de Valdevez, o evento disseminador do projeto ProEUverb - Proverbs Presentation and Reflections, Similarities and Differences across EU countries“, fruto da parceria entre a Escola Profissional do Alto Lima, o Museums and galleries of Konavle, da Croácia, e a Järvilakeuden kansalaisopisto – Adult education, da Finlândia.
 
No dia 29 de novembro, a Escola Profissional do Alto Lima (Arcos de Valdevez), colocou a sua Bandeira Verde a meia haste - dia de início da COP25, como símbolo de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas;
 
Decorreu no passado dia 29 de Outubro em Bolonha, Itália, a primeira reunião transnacional,  no âmbito do Projecto : BREED - Empowerment of VET system through sustainable entrepreneurial initiatives in quality pig breeding, : 2019-1-IT01-KA202-007785.  Este projeto conta com a parceria de vários países europeus como a  Itália, Polónia, Grécia, Lituânia e do qual a EPRALIMA é também parceira. 

O projeto BREED  visa promover a dinamização do sistema de Formação Profissional através de iniciativas empresariais sustentáveis em suinicultura de qualidade, com o objetivo de oferecer aos formandos da Formação Profissional a oportunidade de aprenderem a enfrentar um negócio sustentável e promover a resiliência da indústria suinícola, desde o nível local até ao nível europeu, através de uma acção integrada que aborde os três pilares da sustentabilidade (bem-estar animal e humano, rentabilidade e impacto ambiental) numa abordagem interdisciplinar e transdisciplinar.