Depois de conquistarem o pódio na RoboParty2019 e no Festival Nacional de Robótica, os alunos da Epralima vão agora ao campeonato do Mundo de Robótica.
 
Ana Leonor Castro conquistou o primeiro lugar na prova de empratamento e o segundo lugar na competição geral do Minho Young Chef Awards 2019, com o prato “Arcos da Tradição à Inovação”.
 
A equipa da Epralima arrecadou, mais uma vez, este ano, o 1.º lugar na prova de dança e um 4.º lugar na prova de perseguição, na 13.ª edição da RoboParty, que contou com a presença de cerca de 500 jovens vindos de todo o país, distribuídos por 113 equipas que desafiaram a construção e programação de robôs móveis e autónomos.
 
Tendo em vista a formalização da Rede Concelhia de Bibliotecas de Arcos de Valdevez, cujo trabalho colaborativo dura há mais de dez anos, concretizou-se, ontem, dia 7 de maio, a assinatura do respetivo protocolo pelos representantes das respetivas instituições cooperantes: Município de Arcos de Valdevez, Agrupamento de Escolas de Valdevez e EPRALIMA, na Casa das Artes/ Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, na presença de representantes da DGLAB - Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e da RBE - Rede de Bibliotecas Escolares (Ministério da Educação).
 
PROGRAMA ERASMUS+
A EPRALIMA, acolheu entre dias 25 a 29 de março, uma reunião transnacional no âmbito do Projeto “THE FOOTPRINTS OF CLIMATE CHANGE FROM ANATOLIA TO EUROPE”. Este projeto é uma parceria entre escolas da Grécia, Turquia e Roménia.
 
Nos dias 7 e 8 de março de 2019, em Izmir, Turquia, decorreu a quarta reunião transnacional do projeto “LENT _ Languages for European Niche Tourism” inserido no Programa Erasmus+ KA2 – Cooperation for Innovation and the Exchange of Good Practices.
 
No dia 12 de abril, os colaboradores da Epralima realizaram uma caminhada pelas margens do rio vez, uma das muitas atividades contempladas no plano anual de atividades da escola.                                            
 
A Epralima acolheu, entre 20 de março e 03 de abril, um grupo de estudantes italianas de Maglie, região de Solento que vieram à descoberta das nossas, mas também muitas delas, das suas raízes culturais.
 
No dia 2 de abril, a Epralima celebrou a Interculturalidade no âmbito do projeto da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento.
 
Formação e de visitas de estudo do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity", na Bulgária.
 
Os alunos dos cursos Técnico de Marketing e Vendas, Técnico de Receção, Técnico de Animação em Turismo e Técnico de Eletrónica, Automação e Controlo, tiveram a oportunidade, no dia 12 de março, de visitar a Incubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras. Esta visita permitiu aos alunos conhecer a estrutura e a forma de funcionamento do Centro.
 
Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2019, em Sofia, Bulgaria, decorreu a quinta reunião transnacional do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices  - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizada pela Bulgarian Management Association (BMA).
 
Epralima - OMG -Open Minded Generation
Botevgrad - Bulgária
 
Dia 20 de fevereiro, os alunos do curso Técnico de Cozinha-Pastelaria, turma B1, de Arcos de Valdevez, no âmbito da disciplina de Gestão e Controlo, da UFCD 8290 - Aprovisionamento, tiveram a oportunidade de visitar e de usufruir de uma aula em espaço externo na unidade hoteleira local com o intuito de conhecer o seu funcionamento e, em particular, a função aprovisionamento.
Puderam observar o circuito de mercadorias no âmbito do sistema de controlo de qualidade dos alimentos e bebidas, nomeadamente a compra, receção e armazenamento de produtos, a inventariação das existências e controlo dos stocks, e a sua distribuição.
E, ainda, tomar contacto com as normas de higiene e segurança.
De referir que a turma foi extremamente bem recebida, os alunos apresentaram um comportamento irrepreensível e os objetivos propostos foram amplamente atingidos.
 
No dia 17 de fevereiro de 2019, no âmbito da Comemoração dos domingos gastronómicos de Arcos de Valdevez, a Epralima realizou um Showcooking com  tema  " Cachena: da tradição à Inovação".
 
Na passada semana, de 11 a 15 de Fevereiro, comemorou-se a atividade “Espalha o Amor”, integrada no programa PRESSE- Programa regional de educação sexual em saúde escolar.
 
“Se estiver a vender para si, então eu falo a sua língua!”

A visão do projeto é aumentar o uso de línguas estrangeiras no setor do turismo, dando às pequenas empresas a possibilidade de crescerem e beneficiarem das pessoas que chegam de fora da UE.
O projeto LENT visa agrupar as principais necessidades linguísticas de 4 setores de nicho turístico como base para uma aplicação de linguagem baseada na web e em dispositivos móveis para o uso de aprendizagem de idiomas em fase inicial.

Os 4 nichos são constituídos por:
 
Projeto “Deepening WBL Impact & women empowerment” – DEEP IN WBL | 2nd Meeting – Viena, Áustria
 
No dia 1 de Fevereiro a turma P2 do curso técnico de desporto participou na formação "Tag Rugby nas Escolas" para professores de educação física do distrito de Viana do Castelo e Braga.