No dia 12 de abril, os colaboradores da Epralima realizaram uma caminhada pelas margens do rio vez, uma das muitas atividades contempladas no plano anual de atividades da escola.                                            
 
A Epralima acolheu, entre 20 de março e 03 de abril, um grupo de estudantes italianas de Maglie, região de Solento que vieram à descoberta das nossas, mas também muitas delas, das suas raízes culturais.
 
No dia 2 de abril, a Epralima celebrou a Interculturalidade no âmbito do projeto da Educação para a Cidadania e Desenvolvimento.
 
Formação e de visitas de estudo do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity", na Bulgária.
 
Os alunos dos cursos Técnico de Marketing e Vendas, Técnico de Receção, Técnico de Animação em Turismo e Técnico de Eletrónica, Automação e Controlo, tiveram a oportunidade, no dia 12 de março, de visitar a Incubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras. Esta visita permitiu aos alunos conhecer a estrutura e a forma de funcionamento do Centro.
 
A equipa da Epralima arrecadou, mais uma vez, este ano, o 1.º lugar na prova de dança e um 4.º lugar na prova de perseguição, na 13.ª edição da RoboParty, que contou com a presença de cerca de 500 jovens vindos de todo o país, distribuídos por 113 equipas que desafiaram a construção e programação de robôs móveis e autónomos.
 
Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2019, em Sofia, Bulgaria, decorreu a quinta reunião transnacional do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices  - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizada pela Bulgarian Management Association (BMA).
 
Epralima - OMG -Open Minded Generation
Botevgrad - Bulgária
 
Dia 20 de fevereiro, os alunos do curso Técnico de Cozinha-Pastelaria, turma B1, de Arcos de Valdevez, no âmbito da disciplina de Gestão e Controlo, da UFCD 8290 - Aprovisionamento, tiveram a oportunidade de visitar e de usufruir de uma aula em espaço externo na unidade hoteleira local com o intuito de conhecer o seu funcionamento e, em particular, a função aprovisionamento.
Puderam observar o circuito de mercadorias no âmbito do sistema de controlo de qualidade dos alimentos e bebidas, nomeadamente a compra, receção e armazenamento de produtos, a inventariação das existências e controlo dos stocks, e a sua distribuição.
E, ainda, tomar contacto com as normas de higiene e segurança.
De referir que a turma foi extremamente bem recebida, os alunos apresentaram um comportamento irrepreensível e os objetivos propostos foram amplamente atingidos.
 
No dia 17 de fevereiro de 2019, no âmbito da Comemoração dos domingos gastronómicos de Arcos de Valdevez, a Epralima realizou um Showcooking com  tema  " Cachena: da tradição à Inovação".
 
Na passada semana, de 11 a 15 de Fevereiro, comemorou-se a atividade “Espalha o Amor”, integrada no programa PRESSE- Programa regional de educação sexual em saúde escolar.
 
“Se estiver a vender para si, então eu falo a sua língua!”

A visão do projeto é aumentar o uso de línguas estrangeiras no setor do turismo, dando às pequenas empresas a possibilidade de crescerem e beneficiarem das pessoas que chegam de fora da UE.
O projeto LENT visa agrupar as principais necessidades linguísticas de 4 setores de nicho turístico como base para uma aplicação de linguagem baseada na web e em dispositivos móveis para o uso de aprendizagem de idiomas em fase inicial.

Os 4 nichos são constituídos por:
 
Projeto “Deepening WBL Impact & women empowerment” – DEEP IN WBL | 2nd Meeting – Viena, Áustria
 
No dia 1 de Fevereiro a turma P2 do curso técnico de desporto participou na formação "Tag Rugby nas Escolas" para professores de educação física do distrito de Viana do Castelo e Braga.
 
A Campanha "Associativismo Juvenil: Escola de Cidadania e Voluntariado" esteve, durante esta manhã, na sede da Epralima, em Arcos de Valdevez. O objetivo é sensibilizar os jovens para uma maior participação nas suas comunidades, potenciando o desenvolvimento de novas associações juvenis.
 
As turmas U e O, dos cursos Técnico de Cozinha-Pastelaria, visitaram, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, a FITUR em Madrid.
 
A turma Y da Escola Profissional do Alto Lima, da Delegação de Ponte de Lima, desenvolveu  o seu projeto na Casa da Caridade,Nossa Senhora de Conceição, em Ponte de Lima.

Tendo em conta o perfil de saída do curso técnico de  Restaurante - Bar, o Projeto Integrador de Turma - Chá Intergeracional,  com o intuito de tratar de temas atuais e transversais, como: direitos humanos e questões referentes aos aspetos intergeracionais- uma forma de estimular o convívio dos idosos e  jovens ao sabor de um chã quente e assim aprimorararam-se as relações de respeito-amizade-solidariedade regadas a chá , biscoitos, música,poesia  e muita conversa.
 
Diversidade cultural, cooperação e desenvolvimento da linguagem intercultural
“PEACEMAKER” - Programa Erasmus +
 
No dia 10 de dezembro de 2018, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, os alunos da Epralima assistiram a uma peça de teatro intitulada “TSH – Quanto vale a vida humana?,  cuja performance foi da responsabildade da Academia de teatro Tin.Bra.
 
Após a visita à Resulima, os alunos do 2.º ano dos cursos Técnico de Manutenção Industrial – Eletromecânica, turma X, Esteticista, turma W1 e Técnico de Vendas e Marketing, turma W2, “arregaçaram as mangas” e desenvolveram, durante esta última semana, várias atividades, no âmbito do projeto integrador de turma “Sensibilização Ambiental”.