Projeto “Deepening WBL Impact & women empowerment” – DEEP IN WBL | 2nd Meeting – Viena, Áustria
 
No dia 1 de Fevereiro a turma P2 do curso técnico de desporto participou na formação "Tag Rugby nas Escolas" para professores de educação física do distrito de Viana do Castelo e Braga.
 
A Campanha "Associativismo Juvenil: Escola de Cidadania e Voluntariado" esteve, durante esta manhã, na sede da Epralima, em Arcos de Valdevez. O objetivo é sensibilizar os jovens para uma maior participação nas suas comunidades, potenciando o desenvolvimento de novas associações juvenis.
 
As turmas U e O, dos cursos Técnico de Cozinha-Pastelaria, visitaram, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, a FITUR em Madrid.
 
A turma Y da Escola Profissional do Alto Lima, da Delegação de Ponte de Lima, desenvolveu  o seu projeto na Casa da Caridade,Nossa Senhora de Conceição, em Ponte de Lima.

Tendo em conta o perfil de saída do curso técnico de  Restaurante - Bar, o Projeto Integrador de Turma - Chá Intergeracional,  com o intuito de tratar de temas atuais e transversais, como: direitos humanos e questões referentes aos aspetos intergeracionais- uma forma de estimular o convívio dos idosos e  jovens ao sabor de um chã quente e assim aprimorararam-se as relações de respeito-amizade-solidariedade regadas a chá , biscoitos, música,poesia  e muita conversa.
 
Diversidade cultural, cooperação e desenvolvimento da linguagem intercultural
“PEACEMAKER” - Programa Erasmus +
 
No dia 10 de dezembro de 2018, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, os alunos da Epralima assistiram a uma peça de teatro intitulada “TSH – Quanto vale a vida humana?,  cuja performance foi da responsabildade da Academia de teatro Tin.Bra.
 
Após a visita à Resulima, os alunos do 2.º ano dos cursos Técnico de Manutenção Industrial – Eletromecânica, turma X, Esteticista, turma W1 e Técnico de Vendas e Marketing, turma W2, “arregaçaram as mangas” e desenvolveram, durante esta última semana, várias atividades, no âmbito do projeto integrador de turma “Sensibilização Ambiental”.
 
 
Brevemente a Epralima arrancará com as mobilidades internacionais, dando oportunidade aos alunos de realizarem a sua Formação em Contexto de Trabalho, estágio curricular, em diversas empresas no espaço europeu.
 
Quatro quilos de beatas recolhidas na via pública em Ponte de Lima,  pela turma S, Curso de Restaurante- Bar.

O projeto consistiu em recolher todas as beatas que estavam no espaço  exterior e teve como objetivo sensibilizar a comunidade educativa  alertar para os perigos do consumo do tabaco e contribuir para a preservação do nosso planeta.
 
A campanha solidária "Ajuda a Ajudar" realizada pela Associação de Estudantes e  pela turma T- Desenho Digital 3D  da Epralima, Delegação de Ponte de Lima, teve o nobre objetivo de angariar alimentos para famílias carenciadas e  incutir nos jovens alunos o importante papel na nossa sociedade, nomeadamente, o da solidariedade.
 
A turma de terceiro ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria, turma O, desenvolveu, no dia 5 de dezembro, no Mercado Municipal, um Workshop alusivo ao Natal, a convite da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
 
As turmas de primeiro ano de Arcos de Valdevez iniciaram, no dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, a sua primeira atividade integradora, que decorrerá até ao dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
 
Assinalou-se no dia 30 de novembro, mais um ano da morte do Poeta Fernando Pessoa, um dos mais importantes nomes da Literatura Portuguesa e da Literatura Universal.
 
Na passada segunda-feira, dia 26 de novembro, os alunos do curso de Técnico de Manutenção Industrial – Eletromecânica, Esteticista e Técnico de Vendas e Marketing, turma X e turma W1/W2, respetivamente, realizaram uma visita de estudo a Viana do Castelo, mais concretamente às instalações da Resulima, tendo como primordial objetivo a recolha de informação para o desenvolvimento do projeto integrador de turma.
 
No dia 23 de novembro de 2018, os alunos dos Cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico de Informática-Instalação e Gestão de Redes, turma C; Esteticista e Técnico em Animação de Turismo, turma D concluíram, com a dinamização de um placar informativo, o trabalho desenvolvido nas disciplinas de Português e Área de Integração. Este trabalho, realizado no âmbito do projeto, Educação para a Cidadania, teve como objetivos essenciais dar a conhecer às turmas do primeiro ano o Regulamento Interno da escola, refletir sobre a importância da existência deste documento para a promoção de boas regras de convivência e civismo e favorecer o desenvolvimento de atitudes de participação, intervenção social, na escola, no trabalho e na sociedade. Tendo como premissa que a escola constitui um contexto privilegiado para a aprendizagem e o exercício da cidadania, foi lançado o desafio a estas turmas para ler, debater, refletir e partilhar com a comunidade escolar o Regulamento Interno da escola.
 
"SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity"
 
No dia 15 de novembro de 2018, os alunos dos Cursos de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando e Técnico de Informática-Instalação e Gestão de Redes, turma C; Esteticista e Técnico em Animação de Turismo, turma D, Técnico de Desporto e Técnico de Proteção Civil, turma A, realizaram uma visita de estudo a Lindoso, concretamente às Portas do PNPG, tendo participado numa sessão de esclarecimento e de sensibilização ambiental alusiva à preservação da biodiversidade do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Ainda, no decorrer da manhã os alunos puderam usufruir de uma visita guiada ao Núcleo de Espigueiros e ao Castelo de Lindoso, contactando, desta forma, com o património cultural da nossa região. Após o almoço, os alunos realizaram um trilho pedestre, sendo esta uma das melhores formas de conhecer a riqueza e as paisagens desta área protegida. Os alunos demonstraram interesse e entusiasmo, desenvolvendo uma boa interação entre todos os participantes.
 
Carina Pereira, Joana Cruz (T. Restauração – Cozinha/Pastelaria) Ricardo Canosa e Leandro Pinto (T. Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade), foram 4 dos finalistas selecionados para realizar um estágio europeu financiado pelo Programa Erasmus +, entre os meses de outubro, novembro e dezembro, em Malta e Espanha, respetivamente.
 
De 11 a 15 de novembro, está a decorrer na Epralima o 4.º Training Event do projeto: "Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity” 2017-1-IT01-KA202-006081.