No dia 30 de Julho de 2018, numa Reunião Geral de Monitorização sobre a Mobilidade Individual para fins de Aprendizagem, a EPRALIMA integrou um painel sobre o Sistema Europeu de Créditos para o Ensino e Formação Profissionais (ECVET), a convite da Agência Nacional Erasmus+, para apresentar os resultados de um projeto sobre este tema.
 
Carta de Mobilidade de EFP Erasmus+
 
Concluíste  o teu curso profissional?
Inscreve-te nos Estágios Europeus de 2 meses destinados aos Recém-graduados (M/F)
 
Seminário final da Oficina de Formação "(Re)Aprender a ensinar e avaliar nos cursos profissionais - o saber em ação"
 
No dias 10 e 11 de julho de 2018, em Puerto de Sagunto, Valencia, Espanha, decorreu a terceira reunião transnacional do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizada pela empresa espanhola Fundation Trabajadores Siderurgia Integral.
 
O Técnico de Proteção Civil é o profissional qualificado que, sob orientação do técnico superior da área, está apto para desenvolver atividades de prevenção de riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, assim como participar no planeamento de atividades de atenuação dos seus efeitos, de proteção, socorro e assistência às pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.
 
O Técnico de Eletrónica, Automação e Comando é o profissional qualificado apto a desempenhar tarefas de caráter técnico relacionadas com a instalação, manutenção, reparação e adaptação de sistemas elétricos, eletrónicos, pneumáticos e hidráulicos de automação industrial, no respeito pelas normas de higiene e segurança e pelos regulamentos específicos.
 
O Técnico de Design de Interiores/Exteriores  é o profissional apto a efetuar a projetação e a maquetização de produtos de design tendo em conta a utilização, a função, a produção, o mercado, a comercialização, a qualidade e a estética, utilizando os recursos tecnológicos e os materiais adequados, demonstrando sensibilização para as questões ecológicas e ambientais.
 
O Técnico de Animação de Turismo é o profissional que executa serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas.
 
O Técnico de Restaurante-Bar é o profissional que, no domínio das normas de segurança e higiene alimentar, planifica, dirige e efectua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integrados ou não em unidades hoteleiras.
 
O Técnico de Informática - ­ Instalação e Gestão de Redes, é o profissional apto a  efetuar a instalação, a configuração e manutenção de redes informáticas e dos equipamentos de apoio à estrutura de redes, procedendo à implementação dos níveis de segurança adequados, assegurando a otimização do seu funcionamento e respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
 
O Técnico de Cozinha-Pastelaria é o profissional que, no domínio das normas de higiene e segurança alimentar, planifica e dirige os trabalhos de cozinha, colabora na estruturação de ementas, bem como prepara e confeciona refeições num enquadramento de especialidade, nomeadamente gastronomia regional portuguesa e internacional.
 
O Técnico de Desporto é o profissional apto a participar no planeamento, na organização e no desenvolvimento do treino de modalidades desportivas, individuais ou colectivas, bem como organizar e dinamizar actividades físicas e desportivas em contexto de ocupação de tempos livres, animação e lazer.
 
Esteticista é o profissional apto a executar os cuidados estéticos, tendo em conta as normas de ambiente, segurança e saúde, procedendo à identificação do estado da pele, das unhas e do pelo, bem como a tratamentos integrais ou parciais de rosto e/ou corpo utilizando, para o efeito, os processos manuais e mecânicos com recurso a equipamentos e produtos cosméticos adequados, em institutos de beleza e outros similares.
 
Durante este ano letivo, e à semelhança do ano transato, os alunos, professores e colaboradores da EPRALIMA uniram-se, num espírito de partilha, à campanha "Dar uma mão solidária ao Dinis". Assim,  ajudaram  na recolha de tampinhas, de modo a financiar os futuros tratamentos  que Dinis necessita.
 
Durante este ano letivo, alunos, professores e colaboradores da EPRALIMA uniram-se num espírito de partilha e solidariedade na recolha de tampinhas para ajudar a Clarinha!  Um simples gesto pode fazer a diferença!
 
Decorreu, em Kenni Estónia, na semana de 19 a 22 de abril, a 4.ª Reunião do Projeto “Teachers Out, Learners In ” no âmbito do Programa Erasmus+.
 
Decorreu na cidade AKsaray, naTurquia a primeira atividade de mobilidade no âmbito do projeto “The footprints of climate change from Anatólia to Europe”. A Epralima esteve presente neste evento transnacional com alunas, que tiveram oportunidade de participar num programa  rico em atividades culturais e de aprendizagem. Do programa constou a visita  a lagos onde o efeito das alterações climáticas se faz sentir de forma premente, nomeadamente ao nível da flora e da fauna, a visita ao 2º maior canyon do mundo onde ainda predomina o clima mediterrânico, embora a região onde se insere tenha um clima de aridez típico das estepes.
 
Decorreu de 23 a 27 de abril de 2018, em Cracóvia, Polónia, o segundo programa de formação e de visitas de estudo do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices  - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizada pela empresa polaca Euro-Idea, em Cracóvia, que contou com a presença dos parceiros do projeto, nomeadamente Portugal (Epralima – Arcos de Valdevez), Espanha (Fundation Trabajadores Siderurgia Integral – Barakaldo Bizkaia), Bulgária (Bulgarian Management Association – Blagoevgrad), Itália (Godesk – Potenza e Sharing Europe – Florença), Polónia (Euro-Idea – Cracóvia)  e Grécia (EEO Group – Atenas).