Os alunos dos cursos Técnico de Marketing e Vendas, Técnico de Receção, Técnico de Animação em Turismo e Técnico de Eletrónica, Automação e Controlo, tiveram a oportunidade, no dia 12 de março, de visitar a Incubo - Incubadora de Iniciativas Empresariais Inovadoras. Esta visita permitiu aos alunos conhecer a estrutura e a forma de funcionamento do Centro.
 
A equipa da Epralima arrecadou, mais uma vez, este ano, o 1.º lugar na prova de dança e um 4.º lugar na prova de perseguição, na 13.ª edição da RoboParty, que contou com a presença de cerca de 500 jovens vindos de todo o país, distribuídos por 113 equipas que desafiaram a construção e programação de robôs móveis e autónomos.
 
Nos dias 5 e 6 de fevereiro de 2019, em Sofia, Bulgaria, decorreu a quinta reunião transnacional do projeto "SURVIVE - Surviving The Storm: Identifying & Linking Internal Capabilities with Business Continuity" – inserido no programa Erasmus+ KA2 Strategic Partnerships for Vocational Education and Training - Exchanges of Practices  - projeto número 2017-1-IT01-KA202-006081, organizada pela Bulgarian Management Association (BMA).
 
Epralima - OMG -Open Minded Generation
Botevgrad - Bulgária
 
Dia 20 de fevereiro, os alunos do curso Técnico de Cozinha-Pastelaria, turma B1, de Arcos de Valdevez, no âmbito da disciplina de Gestão e Controlo, da UFCD 8290 - Aprovisionamento, tiveram a oportunidade de visitar e de usufruir de uma aula em espaço externo na unidade hoteleira local com o intuito de conhecer o seu funcionamento e, em particular, a função aprovisionamento.
Puderam observar o circuito de mercadorias no âmbito do sistema de controlo de qualidade dos alimentos e bebidas, nomeadamente a compra, receção e armazenamento de produtos, a inventariação das existências e controlo dos stocks, e a sua distribuição.
E, ainda, tomar contacto com as normas de higiene e segurança.
De referir que a turma foi extremamente bem recebida, os alunos apresentaram um comportamento irrepreensível e os objetivos propostos foram amplamente atingidos.
 
No dia 17 de fevereiro de 2019, no âmbito da Comemoração dos domingos gastronómicos de Arcos de Valdevez, a Epralima realizou um Showcooking com  tema  " Cachena: da tradição à Inovação".
 
Na passada semana, de 11 a 15 de Fevereiro, comemorou-se a atividade “Espalha o Amor”, integrada no programa PRESSE- Programa regional de educação sexual em saúde escolar.
 
“Se estiver a vender para si, então eu falo a sua língua!”

A visão do projeto é aumentar o uso de línguas estrangeiras no setor do turismo, dando às pequenas empresas a possibilidade de crescerem e beneficiarem das pessoas que chegam de fora da UE.
O projeto LENT visa agrupar as principais necessidades linguísticas de 4 setores de nicho turístico como base para uma aplicação de linguagem baseada na web e em dispositivos móveis para o uso de aprendizagem de idiomas em fase inicial.

Os 4 nichos são constituídos por:
 
Projeto “Deepening WBL Impact & women empowerment” – DEEP IN WBL | 2nd Meeting – Viena, Áustria
 
No dia 1 de Fevereiro a turma P2 do curso técnico de desporto participou na formação "Tag Rugby nas Escolas" para professores de educação física do distrito de Viana do Castelo e Braga.
 
A Campanha "Associativismo Juvenil: Escola de Cidadania e Voluntariado" esteve, durante esta manhã, na sede da Epralima, em Arcos de Valdevez. O objetivo é sensibilizar os jovens para uma maior participação nas suas comunidades, potenciando o desenvolvimento de novas associações juvenis.
 
As turmas U e O, dos cursos Técnico de Cozinha-Pastelaria, visitaram, nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, a FITUR em Madrid.
 
A turma Y da Escola Profissional do Alto Lima, da Delegação de Ponte de Lima, desenvolveu  o seu projeto na Casa da Caridade,Nossa Senhora de Conceição, em Ponte de Lima.

Tendo em conta o perfil de saída do curso técnico de  Restaurante - Bar, o Projeto Integrador de Turma - Chá Intergeracional,  com o intuito de tratar de temas atuais e transversais, como: direitos humanos e questões referentes aos aspetos intergeracionais- uma forma de estimular o convívio dos idosos e  jovens ao sabor de um chã quente e assim aprimorararam-se as relações de respeito-amizade-solidariedade regadas a chá , biscoitos, música,poesia  e muita conversa.
 
Diversidade cultural, cooperação e desenvolvimento da linguagem intercultural
“PEACEMAKER” - Programa Erasmus +
 
No dia 10 de dezembro de 2018, no âmbito da Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos, os alunos da Epralima assistiram a uma peça de teatro intitulada “TSH – Quanto vale a vida humana?,  cuja performance foi da responsabildade da Academia de teatro Tin.Bra.
 
Após a visita à Resulima, os alunos do 2.º ano dos cursos Técnico de Manutenção Industrial – Eletromecânica, turma X, Esteticista, turma W1 e Técnico de Vendas e Marketing, turma W2, “arregaçaram as mangas” e desenvolveram, durante esta última semana, várias atividades, no âmbito do projeto integrador de turma “Sensibilização Ambiental”.
 
 
Brevemente a Epralima arrancará com as mobilidades internacionais, dando oportunidade aos alunos de realizarem a sua Formação em Contexto de Trabalho, estágio curricular, em diversas empresas no espaço europeu.
 
Quatro quilos de beatas recolhidas na via pública em Ponte de Lima,  pela turma S, Curso de Restaurante- Bar.

O projeto consistiu em recolher todas as beatas que estavam no espaço  exterior e teve como objetivo sensibilizar a comunidade educativa  alertar para os perigos do consumo do tabaco e contribuir para a preservação do nosso planeta.
 
A campanha solidária "Ajuda a Ajudar" realizada pela Associação de Estudantes e  pela turma T- Desenho Digital 3D  da Epralima, Delegação de Ponte de Lima, teve o nobre objetivo de angariar alimentos para famílias carenciadas e  incutir nos jovens alunos o importante papel na nossa sociedade, nomeadamente, o da solidariedade.
 
A turma de terceiro ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria, turma O, desenvolveu, no dia 5 de dezembro, no Mercado Municipal, um Workshop alusivo ao Natal, a convite da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.