No âmbito do Projeto Corpo Europeu de Solidariedade - A EPRALIMA em Ação, a EPRALIMA promove um processo de consciencialização ambiental, de mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente, nomeadamente a compostagem que se efetua na Escola, contribuindo, assim, para uma sociedade com menos lixo e mais recursos.
 
Voluntariado em tempos de covid 19, no âmbito do projeto "Epralima em ação"!
 
As medidas adotadas para a prevenção da propagação da COVID-19, nomeadamente a interrupção da atividade letiva e a necessidade de uma permanência prolongada em casa, alteraram a rotina de milhares de crianças. Menos atividade física e alterações no comportamento de compra de alimentos por parte dos encarregados de educação, podem colocar muitas crianças em risco. Nestas condições, o consumo de alimentos hipercalóricos e de menor densidade nutricional associados ao sedentarismo podem promover o ganho de peso e o aparecimento de doenças associadas no futuro.

Estes são os motivos pelos quais, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde, publica este breve manual destinado a encarregados de educação, professores e a todos aqueles que por estes dias têm crianças em casa. É necessário promover o isolamento social, pois é a melhor maneira de evitar a propagação da doença, mas, ao mesmo tempo, é desejável adotar determinados comportamentos que nos permitam aproveitar este período para promover a alimentação saudável dos mais novos e garantir mais saúde e bem-estar nos próximos tempos.

Este documento descreve brevemente a importância da alimentação na saúde e desenvolvimento das crianças; apresenta algumas regras simples para uma alimentação saudável para este grupo etário e que são para qualquer altura do ano; alguns cuidados especiais a ter neste período, como por exemplo a atenção particular que deve ser dada à publicidade alimentar nos meios digitais, pois nestes dias as crianças passam muito tempo em frente ao ecrã e; por fim, a oportunidade desta ocasião para uma aprendizagem comum sobre como preparar refeições familiares de qualidade.
Este documento destina-se a encarregados de educação, mas também a educadores e professores no contexto das suas atividades educativas.
 
No dia 15 de abril decorreu mais uma Sessão de Júri de Certificação de 7 adultos no âmbito do Processo RVCC Escolar de Nível Secundário, através da modalidade Certificação a Distância.
 
A Epralima elaborou um Plano de Ensino à Distância (já aplicado nas duas semanas anteriores ao final do segundo período) utilizando para isso, vários instrumentos de apoio educativo como por exemplo a plataforma Teams, e-mail, entre outras. Procurando assim encontrar as melhoras respostas para toda a comunidade escolar, permitindo a todos os alunos o acesso às aprendizagens.
 
É isso que o projeto WELLy fará e, uma vez identificadas as competências necessárias à gestão de saúde e bem-estar e promoção do engagement dos colaboradores, o desafio será apoiar os gestores/as a desenvolver essas mesmas competências e usá-las na sua abordagem de gestão de pessoas.
 
 
 
Siga o WELLy em:
 
A EPRALIMA esteve presente no Centro de Congressos da Alfândega do Porto para participar na 3ª Conferência do Fórum Permanente para as Competências Digitais, fazendo-se representar com o trabalho realizado no âmbito dos Projetos Internacionais ao abrigo do Programa ERASMUS+.
 
O curso Técnico de Informática de Gestão, turma L2, no âmbito da disciplina de Economia, realizou uma atividade de sensibilização sobre “Poupança”, com o intuito de alertar para a importância de poupar, elucidar para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobreendividamento, e, ainda, para refletir sobre o impacto que a poupança tem na proteção ambiental.
 
As turmas dos cursos de Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Cozinha/Pastelaria de Arcos de Valdevez, realizaram uma visita de estudo ao Porto. 
 
Introdução à BioInformática para médicos e profissionais de saúde!
 
As turmas de Técnico de Desporto 1.º e  3.º anos realizaram uma visita de estudo a Braga, no dia 17 de fevereiro, ao “Studio Feel” no âmbito da disciplina de Formação Tecnológica e Fitness.
Realizaram uma aula de Fly Pilates treino que consiste na realização de movimentos com o corpo suspenso, seja em partes ou completo. Baseado no método tradicional do Pilates, o fly pilates torna as aulas mais desafiantes e divertidas, nunca esquecendo os benefícios e objetivos do pilates de solo.
A EPRALIMA agradece à professora Marta Morais pela sua  disponibilidade.
 
Os alunos do curso Técnico Desenho Digital 3D da EPRALIMA que de 9 a 14 de fevereiro estiveram em  Setúbal a participar no 44.º Campeonato Nacional das Profissões, conseguiram um fantástico 3º lugar na competição de Desenho Digital 3D.
 
As turmas do curso Técnico de Desporto da EPRALIMA, realizaram no dia 13 de fevereiro uma visita à empresa GRwind.
 
De forma a alertar para os problemas ambientais do planeta, a turma Técnico de Vendas e Marketing-I2,primeiro ano, da EPRALIMA, no âmbito da unidade de formação de curta duração (UFCD) 4, da Formação da Componente Tecnológica realizou vários cartazes.
 
A descoberta de Salento-Itália no âmbito do projeto KA229-048218 ”Discovering cultural roots”.
 
No âmbito do Projeto  ECOVALOR 2019/2020 promovido pela Resulima e do Programa Eco-Escolas,  a Associação de Estudantes da Epralima de Arcos de Valdevez, iniciou a separação dos resíduos de papel/cartão e de embalagem de plástico/metal, contribuindo assim para o desenvolvimento de atividades de educação e sensibilização ambiental dedicadas ao tema resíduos urbanos.
 
Os membros da Associação de Estudantes da delegação de Ponte da Barca da Epralima, em conjunto com os colegas das turmas C e D, iniciaram no dia 6 de Fevereiro a criação de uma horta biológica no recinto escolar plantando assim, nas zonas verdes da escola, várias árvores de fruto, couves, feijão, ervilhas, flores e ervas aromáticas.
 
No âmbito do projeto “Epralima em Ação”, na disciplina de Economia, desenvolveram-se várias iniciativas no âmbito do tema “A Poupança” com os seguintes objetivos; Sensibilizar a comunidade educativa para a poupança; Elucidar para a necessidade de disciplinar gastos e de amealhar alguma liquidez, de forma a evitar situações de sobre-endividamento.